Após duas temporadas seguidas de queda, a estimativa é de crescimento para a indústria do plástico nos próximos anos. Atualmente, a cadeia da transformação do material contabiliza cerca de 12 mil empresas dos mais variados portes e destaca-se como o quarto setor que mais emprega no País.
“Estamos atrelados a um ano eleitoral de cargos majoritários, que costumam ser bons para o comércio, para a indústria e para os serviços. Isso, evidentemente, no caso de não haver nenhum problema político muito grande, deve fazer a economia fluir bem e o setor do plástico recuperar-se com certa robustez”, analisa Gino Paulucci Júnior, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
Apesar disso, assim como outros segmentos, o setor tem desafios importantes para enfrentar em seu caminho. Confira alguns deles a seguir:
Sustentabilidade
A indústria do plástico, de modo geral, tem uma forte correlação com o PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, se a economia cresce, o consumo de plásticos também aumenta, melhorando, assim, as perspectivas para o setor. Mas, se por um lado, o crescente aumento do consumo per capita dar um gás para o mercado – atualmente o Brasil consome aproximadamente 35kg/hab de plástico, enquanto a média mundial chega a 40 Kg/hab –, por outro, provoca, também, uma maior preocupação com relação aos efeitos nocivos do consumo cada vez maior de produtos plásticos, sem a destinação adequada dos resíduos.
É fundamental, portanto, trabalhar a conscientização da população e do poder público sobre reciclagem e fazer um trabalho conjunto para que o segmento seja dinamizado.
Além disso, existe o desafio de inserir de forma crescente o plástico reciclado na cadeia produtiva para desenvolver mais oportunidades de negócio, com um ciclo produtivo mais circular e eficiente.
Profissionalização da gestão
Contar com uma gestão profissionalizada e empenhada na melhoria dos processos é outra questão que precisa ser debatida. Só assim, será possível promover uma reestruturação operacional efetiva para a conquista de uma melhor performance e um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento.
Conquista de parceiros estratégicos
A conquista de parceiros estratégicos é outra iniciativa eficaz que ajuda a impulsionar o crescimento da indústria do plástico. Ao buscar o fortalecimento da classe, as empresas conseguirão mais facilmente fomentar o desenvolvimento da indústria como um todo e conseguir parceiros estratégicos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor a longo prazo.